quarta-feira, 21 de maio de 2008

MEIO AMBIENTE X CONSUMISMO


A ideologia consumista surgiu a partir da Revolução Industrial, ou seja, nasceu junto com o capitalismo.
Como a base da economia era o comércio que visava o lucro inconsciente, ela foi obrigada a alienar as pessoas para que consumissem exageradamente, comprar o que não precisa, resumindo: a economia capitalista obrigou as pessoas a serem consumistas.
A Revolução Industrial teve como conseqüência o aquecimento global e efeito estufa que tanto se ouve falar sobre nos noticiários.
Muitas empresas conhecidas hoje adotam falsamente uma postura “ecológica”. Puro marketing usado para transmitir a mensagem de “compre isto, não vai destruir o planeta” e enganando cada vez mais os consumistas/consumidores. Essas grandes marcas que entregam panfletos de papel reciclado, fotografias “vamos mundar o mundo” e outdoors “o planeta precisam de ajuda” já concluíram que é impossível lucrar sem destruir o planeta.

Por isso, caro consumista/consumidor, o que queremos transmitir com esse post não é que você pare de consumir produtos que prejudicam o meio ambiente, até por que ainda não existe produto no mercado que não prejudique o meio ambiente, e sim, que você passe a comprar o necessário.
É claro que deixar de ser consumista não é fácil, nem acontece de uma hora pra outra, mas diminuir essa compulsão por comprar e evitar sentir satisfação ao possuir determinado produto já seriam ótimas medidas a serem tomadas.

Esqueça o que viu na TV ou no outdoor, compre o que você não tem e que não vai conseguir viver sem! (Só não adianta dizer que não vai sobreviver sem aquela fabulosa sandália que você viu no shopping semana passada!!)


Aqui um videozinho onde o planeta pede pra você pensar um pouquinho mais nele..